Você já sabe para aonde quer ir?
Na postagem “Você está segura que é uma boa líder” enfatizo que as qualidades pessoais, talentos, habilidades e exemplos definem as lideranças nos seus diversos estágios. O passo inicial do caminho de desenvolvimento de líderes é o autoconhecimento, identificar o que realmente lhe dá satisfação, saber em quais competências deverá colocar mais foco para chegar a um desempenho melhor. Saber o que quer!!! E para que quer!!! Traçar metas para consegui-lo.
Metas representam o que queremos! Conduzem-nos para frente! E neste caminho temos que ter claro o que desejamos conquistar; aonde queremos chegar; em quanto tempo e com quais recursos.
Existem dois tipos de metas a serem trabalhadas:
– Uma relacionada ao planejamento de carreira, onde há a preparação para mudanças que pode ser uma promoção, acúmulo de cargos, transferências em geral etc..Neste caso, o foco é o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a mudança.
– A outra está relacionada com a situação presente, no desenvolvimento de competências importantes para melhores resultados no dia a dia.
Como coach constato que as mulheres executivas que tem conhecimento dos princípios da formulação de uma meta (ver Mapa Mental) geram resultados positivos por estarem motivadas, comprometidas e com foco.
As metas precisam ser positivas, específicas, estimulantes e realistas. Os registros sobre elas com o cumprimento de suas realizações são imprescindíveis para a conquista do objetivo proposto. Sem eles, giramos e giramos, sempre no mesmo nível. Não há crescimento, não há evolução.
O próximo passo após a definição da meta é ter um momento de investigação sobre os recursos existentes. O que você tem (competência técnica ou comportamental e habilidades) que lhe ajuda a conquistar a meta, e o que está faltando desenvolver.
A Capacidade de satisfação do ser humano está relacionada à sua necessidade de desafio, crescimento e desenvolvimento, à sua capacidade de se empenhar profundamente na realização de uma meta ou missão.
Entre os recursos que deverão ser avaliados estão o tempo e dinheiro disponíveis, pessoas envolvidas, objetos (livros, equipamentos, tecnologia.) e modelos a seguir “Você conhece alguém que já obteve êxito em atingir aquela meta”?
Depois das metas definidas chegou o momento de agir! Que atitude tomará para atingir essa meta? Como as transformará em atos? Quais serão as consequências para as outras pessoas?
Só há aprendizado quando o conhecimento é aplicado na prática.
Então mãos à obra!!!
Siga o Mapa Mental abaixo para traçar suas metas!
Pense no seu objetivo! Expresse as metas de forma positiva. É importante formulá-las de modo que sejamos capazes de alcançá-la.
A – O que você quer exatamente?
B – Como você saberá se está no caminho certo para atingir a meta?
C – Quais recursos você já dispõe? Qualidades, tempo, dinheiro, pessoas etc.
D – Que ações fará com que você atinja sua meta?
E – O que é importante atualmente que deveria deixar para trás?
Plano de ação – Ao definir as etapas para alcançar a sua meta, você estará colocando asas no seu desejo. E a parti daí… e só voar!!!!
Que este artigo seja de grande utilidade para você!
Abraços e até a próxima!!
Suely Novoa