Respeite a individualidade de cada pessoa e identifique sua maturidade.
Esta frase exprime a essência da liderança situacional.
Nesta teoria são propostos quatro estilos de liderança de acordo com a maturidade (capacidade de fazer alguma coisa relacionada a conhecimento e capacidade técnica) de cada liderado:
1 – Direção/Determinar – para baixa maturidade – colaborador não tem vontade e nem capacidade de assumir responsabilidades. O líder adota um estilo diretivo para a execução das tarefas.
2 – Treino/Persuadir – maturidade entre baixa e moderada – o colaborador tem disposição, mas não tem plena capacidade. Nesse caso o líder direciona o trabalho e incentiva o liderado para que tenha autoconfiança para agir.
3 – Apoio/Compartilhar – maturidade entre moderada e alta – o colaborador tem capacidade, mas pouca vontade de assumir responsabilidades. Isto pode ocorrer por falta de motivação ou confiança.
Ele é orientado a participar, colaborar e tomar decisões.
4 – Delegar – maturidade alta – colaborador com capacidade e disposição para assumir responsabilidades. Ele determina como, quando e onde criará e executará as melhores soluções.
Na liderança situacional há uma relação entre a situação encontrada, maturidade do liderado e o estilo do líder. A ênfase recai sobre o comportamento do líder em relação aos subordinados.
Para que haja excelência em suas atividades como líder é preciso primeiramente conhecer-se bem, saber dos seus talentos, motivações, valores e ter um genuíno interesse pelo comportamento e desenvolvimento das pessoas. Interesse este que levará a equipe a obter excelentes resultados.
Seja um líder eficaz! Comece com a autoliderança!
Clique aqui https://bit.ly/2zmegw2 para saber mais!
Liderar é servir!
Forte abraço,
Suely Novoa
www.CoachingParaExecutivas.com