Os talentos de cada pessoa são permanentes e únicos. O maior potencial que uma pessoa tem para crescer está naqueles campos nos quais suas fortalezas são maiores.
Instituto Gallup
O Coaching de Talentos visa apoiar as pessoas diretamente na definição de sua profissão, especialidade, planejamento de vida e de carreira, de acordo com o potencial individual.
Quem faz o que gosta faz melhor. O simples fato de ter prazer na atividade leva a pessoa a se dedicar a ela de maneira espontânea e sem esforço. E essa prática entusiasmada leva naturalmente a um desempenho cada vez melhor. O segredo está na tensão entre o que se gosta de fazer – talentos e habilidades desenvolvidos ao longo da vida – e o senso prático – ou seja, identificar as atividades que podem ser transformadas em profissão.
A cada dia surgem diferentes novas carreiras, e é preciso ficar atento, afinal, não apenas as profissões estão se modificando, como também as exigências do mercado.
Faz-se necessário, então, entender as mudanças pelas quais a sociedade passa a escolher uma carreira que combine com a nova ótica profissional de que as empresas e um mundo globalizado necessitam.
As novas profissões estão mais complexas, misturando diferentes especialidades, em um só ofício. É o caso, por exemplo, da Arquitetura da Informação, que reúne habilidades de tecnologia, jornalismo e design. Ou o Analista de Mídias Sociais, que precisa entender de jornalismo, publicidade, programação e gestão de tecnologia de informação.
Revista Veja (06/10/2010)
Este texto reforça a utilidade e a aplicação do Coaching de Talentos, algo inovador e que com certeza norteará a vida e a carreira de cada um.
PROCEDIMENTO
Inicialmente é feito um mapeamento on line, onde se descobre e/ou se valida os seguintes tipos de talentos:
– Talento Elementar (Prático, Sensível, Intelectual e Transformador).
– Talento de Realização Pessoal e Profissional (Construtor, Negociante, Organizador, Naturalista, Terapeuta, Artista, Relacional, Comunicador, Científico-Tecnológico, Filósofo-estratégico, Ético, Entusiasta, Criativo, Líder e Espiritual)
– Talentos Temáticos. (Carreiras e especialidades compiladas por áreas temáticas relacionadas aos talentos)
– Talentos Específicos (Talentos identificados dentro das tipologias anteriores)
O relatório do mapeamento apresenta gráficos e textos que explicam o perfil de talentos e as melhores formas de aplicá-los profissionalmente, como no exemplo acima “Arquitetura da Informação” que inclui os talentos criativo, científico-tecnológico e comunicador.
Posteriormente há uma sessão de análise do relatório ou acompanhamento com sessões de coaching onde o coachee (cliente) define sua missão e visão de futuro, reconhece valores pessoais, e é acompanhado em uma investigação de profissões e cursos. Este procedimento pode ser grupal ou individual.
Com isto os coachees (clientes) que apresentam dúvidas na escolha ou reorientação da carreira passam a fazer opções seguras embasados nos seus talentos inatos e no conhecimento dos cursos, instituições e mercado de trabalho.
Suely Novoa
Coach de Carreira eTalentos
www.CoachingParaExecutivas.com/blog
suely@coachingparaexecutivas.com