Muitas vezes, me questiono:
Por que a missão de vida, algo inerente à existência, passa despercebida para alguns ou para outros, parece distante e mesmo duvidosa?
Nós não conhecemos o que vai na mais profunda existência. Sempre considerei que autoconhecimento deve fazer parte da grade curricular nos colégios desde os primeiros anos de formação, assim como a educação de valores e financeira, complementando a educação recebida em casa.
Conhecendo-nos, poderemos e deveremos deixar um legado, o melhor de nós para o mundo e esta é a proposta deste artigo.
Responda com franqueza:
Você sente satisfação com a sua situação profissional?
Você acha que poderia contribuir muito mais, embora não saiba como fazer?
Você não gosta do que faz, mas não sabe como mudar isso?
Isso acontece com muitas pessoas. Elas se sentem incompletas, estagnadas em suas atividades diárias e anseiam mudar a situação, mas não sabem por onde começar. O pior de tudo é que, muitas vezes, se conformam e vivem por muitos anos suportando condições de trabalho que não agradam.
Não precisa ser assim!
Para sentir-se plena e realizada em sua atividade diária, três lacunas necessitam preenchimento:
– Trabalhar em algo que dê prazer e sobre o qual tenha ou desenvolva habilidade;
– Ter e acumular cada vez mais autoconfiança, reconhecimento e satisfação pessoal;
– Identificar e conhecer profundamente seus talentos, valores, missão e visão de futuro.
O melhor caminho para as pessoas que estão insatisfeitas no trabalho é avaliar a situação presente, traçar estratégias para mudança e agir.
Primeiramente é preciso saber o motivo da insatisfação e encontrar soluções, avaliando se é possível olhar para o atual emprego de forma diferente e propor-se novos desafios.
Não há nada melhor do que viver feliz, executar um trabalho que aprecie e no cargo que sonhava. É assim que nos sentimos realizadas.
Na maioria dos casos, a satisfação profissional surge quando há alinhamento entre o que se faz e a missão de vida.
Com o coaching ajudo executivas a descobrirem quem são por excelência, naturalidade e competência. Elas deixam a estagnação profissional e em seguida retomam o sentimento de plenitude na atividade diária. Farei o mesmo por você e se assim desejar, entre em contato.
suely@coachingparaexecutivas.com
Ao descobrir sua missão de vida, você vai viver com entusiasmo e sentirá que a vida tem mais significado. Perseguirá metas e não viverá procurando desculpas ou culpando pessoas por resultados não obtidos que dependiam somente de você. Apresento seis perguntas cujas respostas poderão ajudá-la na descoberta de sua missão.
- Qual é a melhor contribuição que você pode dar ao mundo?
- O que faz você viver plenamente?
- Qual é o legado que você quer deixar?
- Você realiza o seu trabalho com satisfação, independente da aprovação dos outros ou de quaisquer ganhos pessoais?
- Você quer “fazer a diferença” em sua atividade?
- Você acorda com vontade de produzir cada vez mais e enquanto o faz, sente que aumenta a satisfação pessoal?
A missão é o combustível da alma e a energia geradora do alto desempenho. Há quem viva sem saber o sentido de sua vida e o que pode fazer para contribuir com um mundo melhor.
Seja consciente de sua missão. É o propósito de uma vida, algo que deve fluir através de você e dar sentido à existência. São os seus talentos e habilidades em ação. É o legado para que o futuro seja melhor que o presente.
A missão pessoal clarifica o que é realmente importante em sua vida, algo que você tem vontade de fazer e realizar sempre mais. É uma força interior que impulsiona a seguir independente dos obstáculos e desafios.
Até o próximo artigo.
Abraços,
Suely Novoa
www.CoachingParaExecutivas.com/blog